collectors of dreams - etsy shop

Thursday, August 15, 2013

Isto do dinheiro tem muito que se diga. Podemos falar da crise, podemos falar de brincar aos pobrezinhos, podemos falar na emigração, podemos invocar tanta coisa para justificar que precisamos de mais e mais dinheiro. Não estou a defender que não precisamos de dinheiro, sou idealista mas também gosto de muita coisa que não posso fazer sem dinheiro.

Não vou agora escrever sem parar sobre um assunto que dá pano para mangas e está cheio de preconceitos e vou invocar a crise de tempo como desculpa para não o fazer. Afinal, a crise serve de desculpa para quase tudo. Mas vou escrever sobre um episódio curto, numa viagem.

O overbooking, tanto quanto sei, é ilegal. Há uns dias, em Frankfurt, um avião da Lufthansa para Lisboa estava lotado e a menina do balcão apressou-se em apresentar uma solução rápida e ideal aos passageiros, na maioria, provavelmente, emigrantes portugueses. Portugal está em crise, sim. Há emigrantes de todos os tipos, dos do estereótipo dos emigrantes que carregam aquelas coisas azuis que congelam sei lá o quê e levam um mercedes branco para Portugal em Agosto, dos que vão estudar, dos que vão em busca de um sonho ou respondem a uma oportunidade irrecusável para eles, dos que querem ter uma experiência internacional, dos que não encontram trabalho em Portugal e encontram noutro país, dos que encontraram alguém noutro país ou acompanham alguém para outro país, e haverão muitos outros. Mas, aos olhos daquela menina do balcão da Lufthansa, aqueles emigrantes estavam todos vestidos com uma camisola do Futebol Clube Lá Da Terra e também desejosos de arrecadar mais dinheiro para as férias lá na terra das praias e do futebol. A solução, para ela, foi fácil: "Estamos a oferecer 400 euros a dois passageiros - mas são 400 euros por pessoa - a quem se queira voluntariar para ir no voo de amanhã para Lisboa". A minha vontade foi dizer-lhe onde podia colocar os 400 euros. Mas fiquei-me por visualizar aquela cena final do Zabriskie Point naquele balcão da Lufthansa. E quase fiquei mais calma.

2 comments:

  1. Aconteceu-me varias vezes no voo de Amesterdao para Munique na sexta ao fim da tarde. E' um voo que normalmente vem cheio de gente em business, overbooked, e em que ofereciam 200 euros e business lounge a quem tivesse tempo e paciencia para apanhar o voo seguinte. Eu nao aceitei, mas la' arranjaram quem fosse na conversa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. pois, normalmente arranjam quem aceite e não se dê ao trabalho de reclamar...

      Delete