"Knowing capitalism by nature, the system is all about profit making, so in general there are no ethics involved when you deal with capital and market economy – and especially vis-à-vis exploiting resources from Third World countries."
Salah M. Hassan em entrevista a Jesper Alvær para o Kunstkritikk.
as empresas só pensam em maximizar o lucro, mesmo que isso implique espezinhar pessoas, dar cabo do meio ambiente e pôr em risco a saúde das pessoas com produtos potencialmente cancerígenos. o lucro devia ser uma consequência dos benefícios criados pelas empresas na sociedade e não o contrário. Enquanto o sistema continuar neste registo receio que a qualidade dos produtos manufacturados fique aquém do que poderia ser se o paradigma fosse diferente. Estamos num sistema completamente subvertido em que nos estão constantemente a bombardear com mentiras e falsas ilusões, explorando as nossas fraquezas e inseguranças. Isto em combinação com uma conduta nada ética, chegando mesmo ao absurdo de programar o ciclo de vida dos produtos para o mínimo tempo possível (o período da garantia).
ReplyDeleteacho que as empresas são uma extensão das pessoas. assim, parte do problema é que as pessoas estão tão preocupadas com quanto vão ganhar como indivíduos que se esquecem dos outros, demoramos muito a evoluir como humanidade, acho que não aprendemos com os erros e não passamos conhecimento suficiente para as gerações seguintes. teríamos todos a ganhar com colaboração e preocupação com os outros, poderíamos ter uma sociedade mais justa e vidas mais simples. mas isso não é do interesse de sociedades capitalistas que se querem verticais, em que há alguém com um poder qualquer, que se sente superior por alguma razão. e acho mesmo que é uma pena não conseguirmos mudar essa visão vertical.
Delete