collectors of dreams - etsy shop

Thursday, March 21, 2013

Todas as terras deviam ser assim


A minha terra tem um "Escondidinho". Tem um "Os Três Irmãos" e uma "Avenida da Liberdade", uma "Baixa" e uma "Rua Direita". Tem uma padaria numa esquina, é a padaria do Sr. Albano e da D. Maria que vivem no 4º direito, mesmo ao lado 
dos meus avós, que vivem no 4º esquerdo do nº4 da Rua Ferreira Da Silva. No andar de baixo, vivem a D. Pilar e o Sr. Pedro.
A D. Pilar trabalhou a vida toda na Pollux, ali na Rua dos Fanqueiros, na Baixa. É nessa rua que eu e a minha avó procuramos lojas de tecidos mas acabamos sempre na Rua Augusta, na Casa Frazão. Não me lembro do nome do Senhor que nos atende mas lembro-me que tem mudanças de humor muito estranhas, ora mostra os tecidos todos com todo o cuidado do mundo, ora nos despacha. A minha avó escolhe os tecidos com uma rapidez que sempre a caracterizou, quer sempre tudo para ontem, acabar antes de começar. Pega nos veludos, nos pied-pouls, nos xadrezes encarnados impossíveis e naquele tecido azul muito forte com os bonecos amarelos e brancos e diz com todas as certezas quantos metros precisa para a saia e para a blusa. Acho que são as certezas que irritam o tal Sr. 

A minha terra é cheia de cantos e recantos, cheia de bairros e vidas que se cruzam. Ali, na Rua Ferreira da Silva, há a UCAL, onde a Sra que também não me lembro do nome mas tem uma bata azul escura e o cabelo sempre muito arranjado e escuro e cheio de brilho, me dá sempre uma mousse de chocolate a mais. E ensinou-me a ver e rever o troco e pedir à minha mãe que me desse o troco porque sei fazer contas muito bem. Do outro lado da rua, há a Mercearia do Sr. João e da Dona Cecília. Eles têm um filho muito mais velho, assim muito alto, deve ter uns 18 anos, até deve ser mais velho do que a minha irmã. Deixam-me contar os feijões e abrir as casas das ervilhas e juntá-las todas no alguidar. Se atravessarmos para o outro lado, há a Praça, as letras dizem "Mercado de Arroios" a azul forte mas a minha mãe e a minha avó chamam-lhe praça e vamos lá todos os dias excepto à segunda feira porque não há nada nesse dia. Nunca percebi porquê. A primeira banca dos legumes é da mãe da Ana, que é mais velha que eu mas brinca muito comigo e com a minha irmã lá em casa, debaixo da mesa rectangular da sala. Em frente a uma entrada da praça, há a pastelaria da D. Fátima que tem uns queques diferentes de todos os outros. A minha avó só come aqueles queques e é uma chatice quando a D. Fátima vai de férias no Natal, no Ano Novo e na Páscoa. Quando a minha avó entra e o lugar dela está ocupado, imediatamente todos se levantam e lhe dão o lugar. Acho que é aquele ar decidido, os olhos muito azuis e as histórias que parece ter para contar a qualquer momento mas que nunca conta. Ao lado da D. Fátima mas já em esquina, é a Taberna do Sr. João, onde o meu avô vai jogar dominó com os amigos. A taberna tem um cheiro muito forte, o meu avô diz que é do vinho da casa que está naquelas pipas muito grandes com umas torneirinhas minimas.

A minha terra, a minha Lisboa, é um bairro. O Mercado continua lá, a Rua Ferreira da Silva também, a Taberna, a Padaria e a D. Fátima. Tudo o resto, continuará sempre na minha memória. Sempre que penso na minha terra, volto a ter 6 anos, aqui e agora, é tudo presente e estou na Rua Ferreira da Silva, que estará sempre viva e será sempre também a minha casa, a minha rua, o meu bairro, a minha Lisboa, a minha terra.

(a partir do desafio da Pólo Norte, aqui)

No comments:

Post a Comment