collectors of dreams - etsy shop

Tuesday, July 23, 2013

Plágio em teses, em trabalhos de faculdade, em trabalhos de publicidade, em trabalhos de jornalismo, já tinha ouvido falar. A motivação talvez seja falta de tempo ou falta de motivação mas não me parecerá, nunca, justificável. Parece-me não só de uma enorme falta de ética como de respeito e, acima de tudo, auto-estima. Ou, se acreditassem nas suas capacidades, precisariam de copiar? Mais grave é não ter auto-estima com fundamento, que me parece ser o caso da maioria.

Agora, plágio de posts de blogs, em que ninguém é pago (não sendo blogs com publicidade), em que ninguém tem que escrever nem que ter um blog (só se for uma profissão) qual é a motivação? Parece-me que a única relação com os plágios de trabalhos pagos seja mesmo uma tremenda falta de auto-estima. Não conseguem escrever, não acreditam que podem ser originais, toca de copiar uns posts que gostaram e ver se ganham uns leitores enquanto se mantém sentados no canto do escritório ou enterrados no sofá. Será que sabem que escrever num blog não é mandatório nem confere nenhum tipo de grau? Será que têm mesmo prazer em ter um blog que é feito de copy-paste? Será que sabem como fazer uma citação? Parece-me, sinceramente, muito triste ver que as pessoas estão cada vez mais inseguras.

(a propósito de um post no Blog Febre dos Fenos)

No comments:

Post a Comment